Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

Unidade Solicitante

Corregedoria Regional Eleitoral - CRE

Identificação do Projeto - PGP

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Nome do Projeto
Fechamento do cadastro eleitoral
Previsão de Início
15 de Fevereiro de 2022
Clientes
Cartórios Eleitorais do Piauí e sociedade
Programa Vinculado
Programa Eleições 2022
Líder do Plano
Iemara Feitosa Melo - SEACE
Lotação
Seção de Acompanhamento do Cadastro Eleitoral
E-Mail
iemara.coelho@tre-pi.jus.br
Telefone
(86) 2107-9889

Justificativa do Projeto

Atualmente, a modalidade de atendimento ao público desenvolvida pelo TRE-PI, no âmbito dos Cartórios Eleitorais, é remoto, em face das restrições impostas por pandemia do coronavírus. Nesse sentido, o presente projeto se caracteriza mais como uma prevenção, em razão da possibilidade de retorno do atendimento presencial, para eventual planejamento dispêndio de recursos. Será formatado para a modalidade, com macros, presencial, destacando-se a possibilidade de ajustes no caso de outra modalidade. Importante destacar que os meses que antecedem ao encerramento do prazo de alistamento, por força da legislação eleitoral, representam período de movimento intensivo nos cartórios eleitorais, com grandes filas e, diante da limitada infraestrutura para atendimento, resulta em demora no atendimento e potencial insatisfação do público eleitores e alistandos. Além disso, são necessárias providências após o encerramento do prazo que precisam da devida atenção dos cartórios e acompanhamento de unidades do TRE com evitar atrasos e/ou prejuízos aos eleitores, diante do rigoroso calendário eleitoral. Nesse contexto, a exemplo de pleitos anteriores e considerando a possibilidade de retorno do atendimento presencial nos cartórios eleitorais, objetiva o presente projeto promover o desenvolvimento de atividades de orientação, acompanhamento e parceria com os cartórios eleitorais nos meses finais do prazo de alistamento, com desenvolvimento de estratégias para redução do número de eleitores nos dias que antecedem o fechamento do cadastro. Acrescente-se, ainda, que as atividades a serem desenvolvidas se somam às ações do TSE sobre o mesmo tema, neste caso, em âmbito nacional.

Objetivos do Projeto

Objetivo Macro
Desenvolver ações que promovam redução no número de eleitores que se dirijam às sedes dos cartórios eleitorais nas 4 semanas que antecedem o prazo para realização de operações de alistamentos, transferências e revisões eleitorais.
Objetivo Complementar Indicador Meta
Prestar auxílio às zonas com orientações e acompanhamento dos trabalhos, a fim de evitar demora na execução das atividades. Zonas que solicitarem auxílio / Zonas atendidas Atender remotamente 100%das zonas que manifestarem necessidade de auxílio

Resultados Esperados

  • Promoção de ações visando à redução do número de eleitores em atendimento nas 4 últimas semanas que antecedem o final do prazo para fechamento do cadastro eleitoral

Escopo do Projeto

Dentro do Escopo

  • Definir estratégias de incentivo à realização das operações eleitorais antes do período de encerramento
  • Buscar auxílio às zonas demandantes para etapas de conferência de documentos
  • Repassar orientações sobre normas da matéria

Fora do Escopo

  • Discutir plano de trabalho nas zonas quando de eventual auxílio

Premissas

  • Apoio das unidades da Secretaria do Tribunal na disponibilização de servidores para prestar auxílio
  • Auxílio realizado de forma remota, a partir da lotação dos servidores indicados

Restriçoes

  • Baixa qualidade nos serviços de internet - comprometimento da agilidade dos trabalhos

Estrutura Analítica do Projeto - EAP

Cronograma de Execução

Cronograma Início Previsto Início Término Previsto Término Predecessoras Responsável Área
FASE 1 - GERENCIAMENTO
Iniciação 17/11/2021 17/12/2021 - Iemara Feitosa Melo - SEACE SEACE
Planejamento 03/12/2021 17/12/2021 1.1 Iemara Feitosa Melo - SEACE SEACE
Monitoramento e Controle 10/01/2022 05/05/2022 1.2 Iemara Feitosa Melo - SEACE SEACE
Encerramento 01/07/2022 31/07/2022 1.3 Iemara Feitosa Melo - SEACE SEACE
FASE 2 - Definição da equipe de trabalho 01/02/2022 20/06/2022 14/04/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ENTREGA 2.1 - Publicação de portaria com equipe de trabalho 01/02/2022 29/06/2022 18/02/2022 29/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 2.1.1 - Proposição para constituição da Equipe 01/04/2022 20/06/2022 08/04/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 2.1.2 - Análise da Portaria 07/04/2022 29/06/2022 12/04/2022 29/06/2022 None Maria Íris Silva Moura ASSPRE
ATIVIDADE 2.1.3 - Assinatura e Publicação da Portaria 08/04/2022 29/06/2022 14/04/2022 29/06/2022 None Des. José James Gomes Pereira PRESI
FASE 3 - Acompanhamento dos Atendimentos pelo Título-ELO 23/02/2022 20/06/2022 30/04/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ENTREGA 3.1 - Definição de estratégia para acompanhamento do volume de Requerimentos apresentados 23/02/2022 20/06/2022 10/03/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 3.1.1 - Realizar levantamento dos números de atendimento 23/02/2022 20/06/2022 30/04/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 3.1.2 - Realizar indicação das zonas que necessitarão de auxílio na conferência de documentos 20/04/2022 20/06/2022 05/05/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ENTREGA 3.2 - Realizar campanha de divulgação da data de encerramento dos atendimentos 01/02/2022 20/06/2022 18/02/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 3.2.1 - Realizar planejamento das ações 01/02/2022 20/06/2022 18/02/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 3.2.2 - Realizar execução das ações 07/03/2022 20/06/2022 30/04/2022 20/06/2022 None Donardo Borges do Nascimento Melo e Silva IMCOS
FASE 4 - Formatação do Auxílio às Zonas Demandantes 11/04/2022 20/06/2022 30/06/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ENTREGA 4.1 - Indicação dos servidores que auxiliarão os trabalhos das zonas 11/04/2022 20/06/2022 06/05/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 4.1.1 - Solicitar às unidades da Secretaria a indicação de servidores para auxílio às zonas 11/04/2022 20/06/2022 19/04/2022 20/06/2022 None Denise Vieira Berger Miranda ASSPRE
ATIVIDADE 4.1.2 - Realizar indicação dos servidores que auxiliarão as zonas demandantes 27/04/2022 20/06/2022 06/05/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 4.1.3 - Avaliar necessidade de treinamento aos servidores 20/04/2022 20/06/2022 29/04/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 4.1.4 - Realizar treinamento 02/05/2022 20/06/2022 13/05/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ENTREGA 4.2 - Relatório dos trabalhos 01/06/2022 20/06/2022 30/06/2022 29/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 4.2.1 - Realizar levantamento de informações e dados 01/06/2022 20/06/2022 10/06/2022 20/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE
ATIVIDADE 4.2.2 - Elaborar relatório 15/06/2022 20/06/2022 30/06/2022 29/06/2022 None Iemara Feitosa Melo SEACE

Equipe

Nome Área Telefone E-Mail
Isis Eugênia Ribeiro de Moura Coordenadoria da Corregedoria Regional Eleitoral (86) 2107-9888 isis.moura@tre-pi.jus.br
Leonardo Moraes Júnior Secretaria de Gestão de Pessoas (86) 2107-9702 leonardo.moraes@tre-pi.jus.br
Denise Vieira Berger Miranda Assessoria Jurídica da Presidência (86) 2107-9702 denise.miranda@tre-pi.jus.br
Denise Vieira Berger Miranda Assessoria Jurídica da Presidência (86) 2107-9702 denise.miranda@tre-pi.jus.br
Edmar Holanda Luz Coordenadoria de Pessoal (86) 2107-9704 edmar.holanda@tre-pi.jus.br
Donardo Borges do Nascimento Melo e Silva Serviço de Imprensa e Comunicação Social 21079725 donardo.nascimento@tre-pi.jus.br

Identificação dos Riscos

Identificação do Risco Efeito Probabilidade Impacto
Quadro funcional de algum(uns) cartório(s) insuficiente para atender à demanda Demora na execução de atividades de atendimento presencial e/ou análise dos requerimentos formulados pelo Título Net. Médio Médio
Campanhas para antecipação da procura não surtirem efeito desejado em virtude da cultura local Muitos requerimentos preenchidos por meio do Título Net apresentados no final do prazo e/ou muitos interessados se dirigindo ao cartório. Baixo Baixo
Problemas com conexão de internet Demora no tratamento dos requerimentos apresentados por meio do Titulo Net e/ou demora no atendimento presencial. Médio Médio

Plano de Resposta aos Riscos

Risco Ação Tipo de Ação Responsável Data Limite Custo

Plano de Custo

Atividade Recurso Unidade Quantidade Valor Unitário Valor Total

Observações

Considerando que no momento não há perspectiva de envio de servidores para auxílio aos cartórios no final do prazo de atendimento ao público, não estão previstos custos, os quais seriam basicamente diárias e eventuais horas extras.

Assinaturas

Nome Unidade
Leonardo Moraes Júnior Secretaria de Gestão de Pessoas
Joana D'arc Sousa Macedo Lima Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica
Ronaldo Maique Araújo Braga Diretoria Geral