Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento de riscos é o processo de tratamento das ameaças e oportunidades de uma situação objetiva.

Na fase de iniciação do Programa Eleições 2022 foram identificados os riscos preliminares. Na fase de planejamento houve reavaliação desses riscos visando à identificação de outros. Assim, com uma listagem completa, foi realizada classificação quanto à probabilidade e impacto de sua ocorrência.

Ressalte-se que para cada risco foi atribuída uma ação correspondente a qualquer desvio indesejado junto ao plano de gerenciamento. Essa ação foi descrita no Plano de Resposta ao Risco das iniciativas de planejamento, observando cinco categorias: aceitar, eliminar (evitar), mitigar, transferir e explorar, conforme quadro a seguir.

Item Resposta ao Risco Conceito
1 Aceitar Aceitar o risco, quando esse é positivo, representa a oportunidade de aproveitá-lo, caso ele ocorra. Quando o risco é negativo, aceitar é o reconhecimento de que ele pode prejudicar a execução do projeto, mas ainda assim, opta-se pela decisão de não agir.
2 Eliminar Eliminar o risco é o mesmo que evitar. Nesse caso o risco é totalmente excluído.
3 Mitigar Mitigar o risco é agir de forma antecipada a fim de reduzir a probabilidade e o impacto de sua ocorrência.
4 Transferir Transferir o risco é a estratégia de resposta em que há uma transferência do impacto de ocorrência para terceiros.
5 Explorar Explorar o risco é a decisão de aproveitar a oportunidade de sua concretização.

Cabe ressaltar que o planejamento de resposta aos riscos também prevê a nomeação de um responsável, que deverá tomar as providências necessárias caso o risco aconteça, acionando a resposta planejada.

Acrescente-se, ainda, que para cada risco são gerados uma resposta e um custo de realização correspondente, devendo esse custo ser adicionado ao custo da iniciativa e, por consequência, ao orçamento do Programa.

Para realizar análise de riscos, utilizou-se como base teórica a matriz de risco 4x4 (figura). O eixo na vertical representa a probabilidade de ocorrência do risco, enquanto que o eixo horizontal representa seu impacto. A partir do cruzamento entre as classificações dos eixos foi possível identificar 16 fatores de risco, agrupados em quatro categorias: muito alto (vermelho), alto (laranja), médio (amarelo) e baixo (verde).

Com a base teórica anterior e as informações registradas na seção “matriz de risco e plano de resposta” do Programa Eleições 2022 foram identificados a probabilidade e o impacto da ocorrência de cada evento. A partir da multiplicação da probabilidade pelo impacto, foi possível determinar os fatores de risco a a estratégia de resposta correspondente.

Ressalte-se que cada cor representa um nível de criticidade frente à exposição aos riscos. Os fatores de riscos classificados na cor vermelha são considerados de criticidade muito alta, o que representa urgência na sua tratativa. Aqueles representados na cor laranja, de criticidade alta, deverão ser avaliados na sequência. Os fatores de riscos classificados como médio (amarelo) ou baixo (verde) são considerados como não críticos e devem ser documentados em uma lista de observação, para revisão posterior durante o controle de riscos. Essa avaliação, nominada qualitativa, tem como finalidade, dentre outros, realizar priorização, de modo que a equipe da iniciativa se concentre nos riscos mais importantes.

Risco Efeito Probabilidade x Impacto Ação de Resposta Tipo de Ação Responsável Custo Área
Indisponibilidade dos sistemas de análise de prestação de contas. Ausência de batimentos com os órgãos fiscalizadores e não disponibilidade dos indícios de irregularidades na PC, dos extratos eletrônicos e das notas fiscais eletrônicas, restringindo a maior eficácia na fiscalização dos recursos arrecadados. Baixo x Muito Alto Efetuar a análise das prestações de contas através dos extratos bancários, recibos eleitorais e demais documentos juntados ao processo de prestação de contas de campanha Aceitar Maria do Amparo Araújo R$748.080,00 NAAPC
Licitações dentro do curso normal de prazos previstos nos editais (sem impugnações ou recursos). Atraso nas licitações. Médio x Médio Agilizar julgamento das impugnações ou recursos. Aceitar Sidnei Antunes Ribeiro R$ 0,00 SEAPT
Cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores. Atraso no cronograma do Plano de Ação. Médio x Alto Acionar fornecedores listados em reserva. Mitigar Sidnei Antunes Ribeiro R$ 0,00 SEAPT
Atrasos na conclusão dos processos licitatórios para contratação de empresa de táxi-aéreo e de filmagem no TRE-PI. Comprometimento na confiabilidade dos trabalhos e diminuição da credibilidade da votação eletrônica Médio x Muito Alto Contratação direta dos serviços Eliminar Silvani Maia Resende Santana R$ 40.000,00 SAOF
Demora na conclusão do processo licitatório no TSE para contratação de empresa de auditoria. Comprometimento na realização da auditoria externa. Baixo x Muito Alto Contratação de auditores independentes locais com urgência. Eliminar Gilberto Guedes Fernandes R$ 25.000,00 SEALP
Baixa adesão dos chefes de cartório na reunião de avaliação. Dificuldade no repasse das informações de avaliação das eleições. Baixo x Alto Elaborar guia explicativo sobre os questionários. Mitigar Daniela Bandeira R$ 0,00 ASPLAN
Não atendimento do cronograma das contratações. Apresentação do CDE com estrutura simplória. Baixo x Baixo Uso dos equipamentos e estruturas já disponíveis no TRE-PI. Mitigar Deimyson Alcântara França R$ 0,00 COTEC
Impugnação de editais ou recursos no procedimento de licitação. Atraso no cronograma de contratação dos serviços. Médio x Alto Acompanhar a realização dos procedimentos licitatórios com vista a subsidiar o pregoeiro no sentido de fornecer-lhe as informações e/ou dados necessários à finalização do certame. Mitigar Marcônio Galvão Lopes R$ 0,00 COAAD
Indisponibilidade de urnas e suprimentos em quantidade suficiente para distribuição. Urnas indisponíveis em quantidade suficiente. Médio x Alto Recomendar ampliação das agregações de seções eleitorais. Mitigar José de Arimatéa Borges de Carvalho R$ 0,00 COELEI
Indisponibilidade de internet nos pontos de transmissão de resultados. Demora na transmissão dos resultados Médio x Alto Acompanhar abertura de chamado junto as operadoras de internet nos pontos de transmissão. Definição de ponto de transmissão de contingência o mais próximo possível do principal. Aceitar Jairo Mendes Soares Martins R$ 0,00 SELOGI
Atraso do TSE na disponibilização do curso online de treinamento de mesários. Impacto sobre a convocação e calendário de treinamentos. Médio x Muito Alto Realização de treinamentos presenciais. Aceitar Chefe de Cartório R$ 0,00 ZONA
Perda de dados das Zonas Eleitorais. Atraso na realização das atividades cartorárias. Médio x Alto Proceder com a formatação do computador após certificar que o backup está íntegro e em local diferente do disco do computador (fileserver, HD Externo). Mitigar Márcio Igo Carvalho Ribeiro Gonçalves R$ 0,00 SEAU
Indisponibilidade de servidores em número suficiente para atender à demanda das rotas. Atraso no cumprimento do cronograma das rotas. Médio x Médio Incluir técnicos da STI da área de desenvolvimento para atendimento da demanda. Aumentar a quantidade de cidades para um mesmo técnico. Mitigar Nádja Marcela Melo Silva Santiago R$ 0,00 COSUT
Falta de recursos para pagamento de diárias de deslocamento dos técnicos. Falta de padronização do ambiente computacional das Zonas Eleitorais. Baixo x Muito Alto Elaboração de tutoriais para as atividades serem realizadas pelos servidores dos Cartórios Eleitorais, além de acompanhamento remoto. Mitigar Márcio Igo Carvalho Ribeiro Gonçalves R$ 0,00 STI
Representantes de partidos políticos e advogados sem conhecimento do sistema CANDEX. Inconsistência de dados de registro de candidatura para o sistema CAND e para o PJe, gerando retrabalho e demora no processamento dos feitos eleitorais. Médio x Muito Alto Sensibilizar os Partidos Políticos e advogados para participarem do treinamento realizado pelo TRE-PI. Mitigar Carmen Lucia Castelo Branco R. Campelo R$ 0,00 SECADP
Servidores da equipe sem conhecimento em PJe. Redução da celeridade no processamento dos processos de registro de candidatura. Médio x Muito Alto Realizar Treinamento dirigido a estes servidores. Mitigar Lara Nobre Tupinambá R$ 0,00 SECADP
Falha de conexão da zona à rede de comunicação da Justiça Eleitoral. Inviabilidade de participação plena de todas as zonas eleitorais no simulado de totalização. Médio x Muito Alto Solicitar o restabelecimento do serviço o mais breve possível. Mitigar Carlos Alberto Ribeiro do Nascimento Júnior R$ 0,00 SEINF
Atraso na entrega dos kits BGAN. Atraso no planejamento do projeto, atraso no treinamento dos técnicos e/ou inviabilização de transmissão de pontos remotos. Médio x Baixo Reavaliar o cronograma de realização das atividades de preparação. Mitigar Carlos Alberto Ribeiro do Nascimento Júnior R$ 0,00 SEINF
Alto índice de reprovação dos técnicos. Haverá um grande suporte técnico por parte da STI no dia da eleição. Baixo x Médio Exigir da empresa substituição rápida do técnico que não se qualificar no treinamento. Mitigar José de Arimatéa Borges de Carvalho R$ 0,00 COELEI
Atraso na liberação do JE-Connect pelo TSE. Todo o planejamento e preparação dos kits serão prejudicados, havendo atraso no cronograma. Médio x Médio Reavaliar o cronograma de realização das atividades de preparação. Mitigar Carlos Alberto Ribeiro do Nascimento Júnior R$ 0,00 SEINF
Atraso na contratação dos técnicos. Todo o planejamento de preparação dos locais de transmissão será prejudicado, havendo atraso no cronograma. Baixo x Alto Acompanhar o processo licitatório para evitar atrasos, dando suporte à equipe da SELIC. Mitigar Antonio Manoel Silveira de Sousa R$ 0,00 CODIN
Atraso na contratação dos Auxiliares de apoio às Eleições. Impacto no cronograma de treinamento Baixo x Alto Alteração no cronograma de treinamento dos auxiliares. Mitigar José de Arimatéa Borges de Carvalho R$ 0,00 COELEI