Plano de Ação - PA

Unidade Solicitante
OUVIDORIA - OUVIDORIA

Identificação do Plano de Ação

Nome do Plano Previsão de Início
Ampliação do atendimento ao usuário da Ouvidoria – Eleições 2022 7 de Janeiro de 2022
Clientes Programa Vinculado
Cidadãos, candidatos, partidos políticos, contadores, advogados, servidores, juízes e promotores eleitorais, bem como os demais interessados no processo eleitoral. Programa Eleições 2022
Líder do plano_de_acao Lotação
Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
E-Mail Telefone
mara.jordane@tre-pi.jus.br (86) 2107-9677

Justificativa do Projeto

Em ano de eleição, há um aumento expressivo das demandas registradas na Ouvidoria. Além disso, a Ouvidoria é a unidade responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão – SIC; é encarregada de dados pessoais no âmbito do TRE-PI e, ainda, realiza pesquisa de satisfação de atendimento prestado pelo Tribunal, a qual inclui todas as áreas. Assim, diante do atual quadro de pessoal da Ouvidoria, composto de apenas dois servidores efetivos e uma estagiária, é imprescindível um reforço de pelo menos um(a) agente terceirizado(a) para auxiliar no atendimento à pessoa usuá-ria dos serviços da Ouvidoria. Some-se a esse fator, ainda, a situação de infraestrutura da Ouvidoria, cujo ambiente de atendimento está localizado no térreo no prédio anexo, permitindo ampla visibilidade e acessibilidade das pessoas usuárias dos serviços. No entan-to, o tamanho físico da sala inviabiliza a lotação de mais servidores e outros colaboradores, o que pode interferir diretamente na qualidade do atendimento prestado. Assim, será necessária a ampliação física ou mudança da sala da Ouvidoria, cuidando para manter a visibilidade e a acessibilidade ao local, a fim de possibilitar o aumento da força de trabalho e, consequentemente, melhor atendimen-to às pessoas usuárias dos serviços da Ouvidoria.

Objetivos do Plano

Objetivo Macro
Melhorar o atendimento ao usuário da Ouvidoria no período eleitoral a partir da melhoria da infraestrutura física e da força de trabalho
Objetivo Complementar Indicador Meta
Possibilitar a lotação ideal de servidores e colaboradores na sala da Ouvidoria Número de pessoas trabalhando na Ouvidoria 5
Lotar pelo menos 1 agente terceirizado na Ouvidoria Número de agentes terceirizados na Ouvidoria 1

Objetivos Estratégicos Intitucionais

Objetivo Estratégico Alinhamento Contribuição
Promover a relação institucional com a sociedade Muito Possibilitar a ampliação do pronto atendimento das pessoas usuárias dos serviços do Tribunal a partir dos canais de atendimento da Ouvidoria
Assegurar a realização de um processo eleitoral legítimo, seguro e transparente. Muito Oferecer serviço de atendimento e fornecimento de informações confiáveis à população

Premissas

Restriçoes

Identificação dos Riscos

Identificação do Risco Efeito Probabilidade Impacto
Indisponibilidade orçamentária Não possibilidade de aditivo/contratação Baixo Muito Alto
Inabilidade do agente terceirizado Impossibilidade de atuação do agente Médio Muito Alto
Impossibilidade de ampliação da sala atual Impossibilidade de ampliação de pessoal Alta Muito Alto

Plano de Resposta aos Riscos

Risco Ação Tipo de Ação Responsável Data Limite Custo
Indisponibilidade orçamentária Inclusão da ação no orçamento 2023 Transferir Silvani Maia Resende Santana 04/04/2022 0,00
Inabilidade do agente terceirizado Solicitar substituição do agente Eliminar Mara Jordane Silva Pinto 04/04/2022 0,00
Impossibilidade de ampliação da sala atual Transferência ou permuta da sala da Ouvidoria Transferir Silvani Maia Resende Santana 21/02/2022 0,00

Cronograma de Execução

Atividade Início Término Responsável Área
Levantar as necessidades de pessoal e infraestrutura 07/01/2022 28/01/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Documentar as necessidades identificadas 07/01/2022 28/01/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Formalizar solicitação de ampliação de pessoal e infraestrutura 07/01/2022 28/01/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Encaminhar solicitação 07/01/2022 28/01/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Analisar e emitir despacho (formalidades iniciais) 01/02/2022 28/02/2022 Des. José James Gomes Pereira PRESI
Analisar e emitir despacho (formalidades iniciais) 01/02/2022 28/02/2022 Silvani Maia Resende Santana SAOF
Analisar demanda e elaborar aditivo do contrato de serviço terceirizado 01/02/2022 28/02/2022 Cláudia Laíse Reis Martins COCONP
Analisar e elaborar planta de ampliação ou layout 01/02/2022 28/02/2022 José Alves Siqueira Filho SEJUB
Viabilizar ampliação ou transferência da sala da Ouvidoria 01/02/2022 28/02/2022 José Alves Siqueira Filho SEJUB
Solicitar transferência e instalação de bens de informática 01/02/2022 28/02/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Transferir e instalar bens de informática 01/03/2022 31/03/2022 Nádja Marcela Melo Silva Santiago COSUT
Assinar termo aditivo 01/03/2022 31/03/2022 Des. José James Gomes Pereira PRESI
Publicar termo aditivo 01/03/2022 31/03/2022 Silvani Maia Resende Santana SAOF
Emitir ordem – lotação de agente terceirizado 01/03/2022 31/03/2022 José Alves Siqueira Filho SEJUB
Acolher agente terceirizado 01/04/2022 29/04/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Treinar agente terceirizado 01/04/2022 29/04/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Prestar orientação e apoio ao agente terceirizado 01/04/2022 29/04/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA
Concluir plano 01/04/2022 29/04/2022 Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA

Plano de Custo

Atividade Recurso Unidade Quantidade Valor Unitário Valor Total
Viabilizar ampliação ou transferência da sala da Ouvidoria eleições SAOF 1 2955,00 35460,00
Observações

Sem previsão de custos quanto à ampliação da sala

Equipe

Nome Área Telefone E-Mail
Mara Jordane Silva Pinto OUVIDORIA (86) 2107-9677 mara.jordane@tre-pi.jus.br
Expedito Pereira da Silva Filho OUVIDORIA (86) 2107-9677 expedito.filho@tre-pi.jus.br

Assinaturas

Nome Unidade